Mansão Vida

O equilíbrio é nosso objetivo
Mansão Vida - O equilíbrio é nosso objetivo

Inaugurada em 13 de maio de 1991, a Mansão Vida nasceu do sonho de oferecer tratamento e ressocialização com direito à internação sem muros nem grades, em um lugar que lembra cidade do interior com jardins, coreto, piscina e espaço para lazer.

Com profissionais da área médica, de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, artes, recreação, educação física e segurança, a Mansão Vida busca trazer de volta para cada um dos seus hóspedes a certeza de que é possível seguir adiante e bem.

A sede da Mansão Vida está localizada em uma área rural distante da tensão e das apreensões das grandes cidades. Para os que permanecem em tratamento no hospital dia há unidades na Asa Sul, no Plano Piloto, e em Taguatinga.

Missão

A Mansão Vida trabalha com respeito aos preceitos éticos, protegendo a integridade física e moral dos seus hóspedes. Os cuidados são multidisciplinares, associando as orientações médicas, de enfermagem e de nutrição, assim como terapia ocupacional e psicoterapia no esforço de atender e prestar a ajuda especializada necessária.

O tratamento em psiquiatria, tradicionalmente estigmatizado, causa resistência, preconceito e receio. Nos últimos anos a área de saúde mental vem passando por transformações e o caminho  percorrido e por nós, como determinação, é o da humanização. 

A troca de experiências e conhecimentos favorece a assistência humanizada em saúde mental, pois observando os pacientes nota-se que a maior dificuldade é a de serem ouvidos e compreendidos em seus sentimentos e seus medos, dando atenção às queixas.

Com o tratamento humanizado, foram criados serviços especializados, ambulatório de saúde mental, hospitais dia, serviços de urgências e emergências psiquiátricas e serviços de residências terapêuticas. O novo ambiente estabelece mais confiança e conforto para os pacientes que se sentem em casa e acolhidos.

Neste conceito o apoio da família e dos amigos é fundamental, respeitando as orientações médicas e da equipe de enfermagem, como horários e dias definidos. Durante a pandemia do coronavírus (COVID-19) há restrições, seguindo as normas das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, sem no entanto impactar no tratamento dos pacientes.

Visão

A Mansão Vida nasceu, em 1991, dez anos antes da aprovação da Lei Antimanicomial no Brasil, em 2001, quando por força da legislação os hospitais psiquiátricos passaram a ser substituídos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), vetando a internação por tempo indeterminado, orientando as residências terapêuticas e o tratamento ambulatorial.

Aqui antecipamos o que depois virou lei. É o caminho para a construção da cidadania daqueles que sofrem com transtornos mentais ou de dependência química e de álcool, respeitando as experiências individuais e coletivas. Mudanças que ocorrem por meio da transformação de um olhar clínico para uma olhar mais compreensivo.

Para o Ministério da Saúde, o tratamento humanizado consiste sobretudo em: não a violência institucional, melhor qualidade no atendimento, condições de trabalho satisfatórias e melhores formas de comunicação entre usuários e serviços.

Valores

A Mansão Vida preserva e respeita o livre pensar, crer e viver das pessoas. O compromisso da saúde mental humanizada, por nós defendido, é tratar a humanização nas diferentes dimensões, visando a felicidade humana e o bem comum. Todos têm direito aos serviços de saúde.

Nossa atenção é concentra no respeitando aos princípios da dignidade, ausência de preconceitos e crendices pessoais, assim como a aproximação das novas tecnologias para ofertar um cuidado humanizado em suas ações mais complexas.